Preocupação

Resto de obras oferece risco a estudantes de escola rural

Direção da Escola Municipal João da Silva Silveira quer recuperar área que foi destinada à creche nunca erguida

Jô Folha -

A alternativa para que alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João da Silva Silveira possam realizar atividades físicas, como atletismo, sem correrem o risco de esbarrar com algum ferro, estaca, tubos de PVC, buracos e galhação no espaço onde deveria ser erguida uma creche em 2012, foi cercar a área enquanto a demanda para a retirada dos entulhos fosse repassada à prefeitura. O Executivo até atendeu o pedido da comunidade escolar de Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas, mas retirou apenas o cercamento improvisado feito pelo educandário. De volta à estaca zero, moradores relataram a situação durante uma audiência pública com os vereadores.

O diretor da escola, Ricardo da Silva Moreira, conta que em julho deste ano deveriam ser enviados maquinários para a execução do serviço, mas até esta terça-feira (23), nada foi feito. Em contato com uma servidora da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), ela demonstrou surpresa, pois tinha finalizado o serviço, pois constava no prontuário. "Nós queremos o nosso espaço de volta para arrumar o campo de futebol e permitir mais atividades aos alunos na hora da recreação. Atualmente, os cerca de 300 estudantes ficam restritos a um pequeno pátio entre o prédio principal, com salas de aula, refeitório e administração e outro, que seria um espaço para desenvolvimento de projetos culturais e artísticos, começou a ser construído pela escola com auxilio da comunidade, mas ainda não foi concluído. Outra demanda solicitada pelo diretor é que todo o terreno seja isolado uma vez que tem observado muitas ocupações.

Respostas
Como o tema foi tratado em audiência com os parlamentares, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Ferreira, o Marcola (sem partido) disse que apresentou a situação da escola à Secretaria de Governo e que a Smed está fazendo orçamento para o serviço de limpeza. Já a titular da pasta, Adriane Silveira, informou que o setor de Manutenção Escolar solicitou apoio à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) para remoção dos entulhos da obra, já que não tem maquinário necessário para realizar o serviço. O recolhimento já está no cronograma da SDR. A Secretaria adiantou que, após a limpeza do terreno, será feito o cercamento.

Relembre
No final de 2011, foi anunciada a construção de 14 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) em Pelotas, através do Programa Proinfância. Pelo levantamento feito em abril de 2022, quase 11 anos depois, duas escolas foram canceladas pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), incluindo a de Monte Bonito. Quatro são consideradas prontas e receberam recursos do município. Uma, nas Três Vendas, está em fase de cancelamento. Duas voltaram a ser prioridades, entre elas a do Laranjal. No entanto, cinco podem deixar de ser erguidas pelo estado de conservação das obras e pela defasagem orçamentária.

 

O diretor da escola, Ricardo da Silva Moreira, conta que em julho deste ano deveriam ser enviados maquinários para a execução do serviço, mas até ontem, nada foi feito. Em contato com uma servidora da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), ela demonstrou surpresa, pois tinha finalizado o serviço, como já constava no prontuário. “Nós queremos o nosso espaço de volta para arrumar o campo de futebol e permitir mais atividades aos alunos na hora da recreação”, disse Moreira. Atualmente, os cerca de 300 estudantes ficam restritos a um pequeno pátio entre o prédio principal, com salas de aula, refeitório e administração e outro, que seria um espaço para desenvolvimento de projetos culturais e artísticos, começou a ser construído pela escola com auxilio da comunidade, mas ainda não foi concluído. Outra demanda solicitada pelo diretor é que todo o terreno seja isolado uma vez que tem observado muitas ocupações.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Moradores do Porto enfrentam problemas no fornecimento de água há cinco meses Anterior

Moradores do Porto enfrentam problemas no fornecimento de água há cinco meses

Idosos a partir de 65 anos devem providenciar cartão de ônibus Próximo

Idosos a partir de 65 anos devem providenciar cartão de ônibus

Deixe seu comentário